Dia nacional do petróleo comemora a importância do recurso natural para a sociedade mundial

Dia nacional do petróleo comemora a importância do recurso natural para a sociedade mundial

Dia nacional do petróleo comemora a importância do recurso natural para a sociedade mundial

Hoje (29/9) é o dia mundial do petróleo! Conhecido como ouro negro, o combustível é um óleo natural composto de hidrocarbonetos, formado dentro das rochas sedimentares. A data foi estabelecida tanto para destacar a importância deste recurso natural para a sociedade quanto para refletir sobre suas formas de exploração e uso.

A importância econômica do petróleo está atrelada a sua alta capacidade de combustão, sendo amplamente utilizado como uma fonte de energia. É reconhecido como um recurso de caráter estratégico, ou seja, a sua exploração e o seu domínio podem representar um ponto chave no desenvolvimento de uma região ou país, já que a maior parte dos meios de transporte depende dos seus derivados, tais como a gasolina, o óleo diesel entre outros. Além desses combustíveis, o petróleo também é utilizado na produção de plástico e de alguns tipos específicos de solventes e lubrificantes industriais. Por isso, é fácil entender por que a posse das áreas de extração de petróleo é tão cobiçada por diversas nações.

O Brasil iniciou o seu processo de pesquisas e sondagens para a descoberta de jazidas de petróleo no século XIX. No século XX, em 1938, foi oficializada a primeira jazida petrolífera brasileira, na Bahia. Já em 1953, com o crescimento da importância econômica e geopolítica do petróleo em nível mundial, foi criada a Petrobras. A partir disso, nasceram vários pontos de produção e refino de petróleo no Brasil. Em 2007, através da descoberta do pré-sal, o Brasil se tornou um dos países com as maiores reservas petrolíferas do mundo e aumentou significativamente a sua produção de petróleo.