BLOG

Notícias da Fundação COGE

Tabela de Notícias
4c6fad7a-2ddc-483c-963c-cc90b93288eb.jpg

Evento será entre os dias 15 a 18 de Maio, no Rio Centro

PROMOVIDO PELO CIGRE, XXVI - SNPTEE TERÁ APOIO DA FUNDAÇÃO COGE

A Fundação COGE apoia o XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), um dos maiores eventos de caráter técnico do Setor Elétrico Brasileiro.

O evento terá diversos fóruns de discussões, além de apresentações de Informes Técnicos relevantes ao desenvolvimento do Setor Elétrico Brasileiro, como a tradicional ExpoSNPTEE, que reúne as principais empresas do mercado.       

Confira mais informações e como participar do evento através do link abaixo:
https://xxvisnptee.com.br/

News Default Image

FUNDAÇÃO COGE REALIZA CURSOS PREVISTOS NAS NORMAS REGULAMENTADORAS E RECEBE AVALIAÇÃO MUITO POSITIVA DOS PARTICIPANTES

A Fundação COGE, em parceria com a Usina Elétrica Corumbá, realizou três cursos previstos nas Normas Regulamentadoras: curso básico da NR-10 -Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, curso de reciclagem da NR-10 e curso de formação para membros da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA). Devido à pandemia, os cursos foram à distância.

O gerente de segurança e saúde do trabalho, Luiz Carlos Miranda, ministrou os cursos neste mês de abril. Três turmas foram concluídas com excelente aproveitamento e com avaliação muito positiva sobre o conteúdo e dinâmica utilizados. Cerca de 80% dos participantes classificaram os cursos como excelentes.

A gerente de Recursos Humanos da Corumbá Concessões SA., Juliana Siqueira de Figueiredo, classificou como prazerosa a maneira de tratar as formações em SST com a Fundação COGE pela seriedade e profundo conhecimento nos temas especialmente voltados para o setor elétrico. “Além de um formato pedagógico irretocável capaz de sensibilizar os trabalhadores para assumirem ações que maximizem as Normas Regulamentadores, todo o atendimento para contratação do treinamento, bem como as tratativas após a formação são muito bem conduzidas pela equipe de suporte da instituição”, ressaltou.

News Default Image

Hidrelétricas são responsáveis por cerca de 90% da energia gerada no Brasil

DIA MUNDIAL DA ÁGUA TRAZ ALERTA SOBRE DESPERDÍCIO, CONTAMINAÇÃO DE MANANCIAIS E FALTA DE ACESSO POR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Hoje, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data busca ampliar a discussão da importância da água para a sobrevivência do planeta e sua consequente preservação. A ONU também estabeleceu, no dia 22 de março de 1992, a Declaração Universal dos Direitos da Água. O documento apresenta uma série de medidas para a preservação deste recurso hídrico já que a organização sempre ressaltou a importância desse recurso natural e pontuou como muito preocupante o seu desperdício, a contaminação de mananciais e a falta de acesso à água potável por grande parte da população mundial.

Um outro fator crucial que depende da água é a geração de energia elétrica através das hidrelétricas, responsáveis por cerca de 90% da energia gerada no Brasil. Os rios são essenciais na geração de energia, através da construção de usinas hidrelétricas em determinados trechos de seu curso.

A produção de energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas no Brasil começa na metade do século XX. Em 1889, em Juiz de Fora, Minas Gerais, foi construída a primeira hidrelétrica brasileira, a Usina de Marmelos.

Segundo dados da Agência Nacional de Águas, no ano de 2018, o Brasil tinha 221 Usinas Hidrelétricas (UHE), 430 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e 688 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), totalizando 1.339 empreendimentos hidrelétricos em funcionamento. Dados deste mesmo ano mostram que a capacidade de produção de energia elétrica instalada no país teve um acréscimo total ao sistema de 3.798,75 MW vindos da geração hidrelétrica.

O Brasil conta com 12% da água doce do planeta e é o país mais rico neste recurso natural. Por isso, o Dia Mundial da Água é emblemático para que o país fortaleça o compromisso com o seu uso sustentável e com a gestão dos recursos hídricos. 

News Default Image

FUNDAÇÃO REALIZA WORKSHOP SOBRE OS DESAFIOS DO TRABALHO REMOTO NAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

A Fundação COGE promove no próximo dia 1º de junho o workshop “Desafios do Trabalho Remoto nas Empresas do Setor Elétrico Brasileiro”. Ainda dá tempo de se inscrever. Não perca a oportunidade! 

O evento começa às 14h e vai até 17h. São palestras sobre o trabalho remoto nas empresas do SEB, estratégias e seus impactos, os desafios da retomada em 2022 e um painel para tratar da abordagem jurídica do tema. 

Lembrando que o workshop é online e gratuito. Preencha o formulário e inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkjL9CeyR-NVXtRVyPJfFj7L2R6mtEv3I7C0QyI86LQnZ33w/viewform 

Print Webinar O Caso Amapá-min.jpg

Participantes do Webinar durante o encerramento

FUNDAÇÃO COGE REALIZA O 2º WEBINAR O FUTURO DO SETOR ELÉTRICO - CASO AMAPÁ, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

A Fundação COGE agradece ao mediador Josias Matos, aos palestrantes Reive Barros e Romeu Rufino, além dos cerca de 200 inscritos e participantes do Webinar: "O Futuro do Setor Elétrico - O Caso Amapá, desafios e oportunidades".

Foram abordados diversos aspectos sobre as falhas ocorridas no apagão do Amapá, em novembro de 2020 - com duração de 21 dias - e que comprometeram mais de 90% do fornecimento de energia em todo o estado.

Em breve, algumas perguntas feitas pelos participantes serão respondidas pelo mediador do evento e ficarão disponíveis no site da Fundação COGE, assim como as palestras que somam cerca de 1h45 de duração.

Por fim, a Fundação COGE agradece todo os comentários e elogios feitos ao Webinar.

“Muito interessante o comentário do Sr. Josias sobre os estudos de risco e causa-raiz de falhas, para um correto planejamento de ação nos casos de contingencia.” Gilberto Amorim Moura

“Muito proveitosas todas as falas dos convidados. Parabéns a equipe que trabalhou para que acontecesse esse evento.” Joazir Nunes Fonseca

“Muito obrigado pelas palestras que foram muito esclarecedoras.” Nelson Takao Fugita

foto.jpg

Cerca de 60 pessoas participaram e deram feedback positivo

FUNDAÇÃO REALIZA TREINAMENTO SOBRE FÓRMULAS COGE

A Fundação COGE realizou na última quarta-feira (25), um treinamento sobre o produto Fórmulas COGE - Materiais e Serviços, para profissionais das empresas participantes do Grupo de Trabalho das Fórmulas COGE.

O treinamento foi organizado pela coordenadora do Comitê e do GT das Fórmulas COGE, Clara Ramalho, e contou com o apoio da equipe da Fundação COGE e dos membros do GT, conforme abaixo: 

- Histórico de Criação das Fórmulas COGE - Geraldo Rebouças/LIGHT S.A;
- Atualização do Sistema - Danilo Rebouças / Consultor Técnico da Fundação COGE;
- Fórmulas COGE Sistema - Felipe / Responsável Técnico da Área de TI da Fundação COGE;
- Fórmulas COGE: Definição, premissas, aplicações e limites de utilização - Ronaldo Correa / COPEL Distribuição;
- Composição e Revisão de Fórmulas - Alexandre de Mello / Consultor Técnico da Fundação COGE;

O treinamento foi um projeto piloto da Fundação COGE para capacitar os profissionais que usam diariamente o produto Fórmulas COGE nas atualizações de preços contratuais em suas empresas, além de outras aplicações. Foram 60 participantes no total.

A Fundação COGE recebeu feedbacks positivos dos participantes pela iniciativa, que fortaleceu o Grupo de Trabalho do produto e abriu caminho para novos treinamentos junto aos outros usuários das Fórmulas COGE.