Fundação COGE traz dicas de consumo consciente e eficiente de energia no dia do consumidor

Fundação COGE traz dicas de consumo consciente e eficiente de energia no dia do consumidor

Fundação COGE traz dicas de consumo consciente e eficiente de energia no dia do consumidor

Dia 15 de março, data em que se comemora o Dia do Consumidor, é um bom momento para reflexão e conscientização. A necessidade de consumidores e fornecedores discutirem o consumo racional, principalmente da energia elétrica, é de suma importância para o desenvolvimento sustentável da humanidade. Ao adotarmos hábitos sustentáveis e de consumo eficiente, ajudamos a manter a qualidade ambiental do planeta e permitimos que as próximas gerações tenham acesso aos bens naturais atuais.

Entrevistamos a coordenadora das Fórmulas COGE da Fundação, Clara Ramalho, para falar sobre o assunto. Clara Ramalho atuou por 10 anos como Consultora do PROCEL. Confira:

1- Qual a importância do consumo consciente de energia elétrica por parte das pessoas atualmente e para o futuro do planeta?

Na medida em que o uso da energia elétrica for feito de forma consciente, haverá menor demanda no uso. Isso contribui para a redução de custos, possibilita menor agressão ao meio ambiente promovendo o desenvolvimento sustentável do planeta. 

2 - Quais as principais e mais simples atitudes que o consumidor pode tomar para economizar energia elétrica no seu dia a dia?

A primeira atitude está associada a mudança no hábito de seu consumo. Normalmente, mudar hábitos não implica em custo ou podem ser feitas com custos baixos.

Como principais, temos: 

- Apagar as luzes e não deixar ligado equipamentos como ar-condicionado, televisão, computadores e outros quando não houver pessoas no ambiente;

- Diminuir o tempo do banho;

- Reunir o máximo de roupas para lavar e passar fazendo estas tarefas menos vezes durante o mês;

-Limpar o filtro do ar-condicionado;

- Adquirir equipamentos com consumo eficiente. No Brasil, o Selo Procel indica aos consumidores quais os equipamentos com o menor consumo de energia.

Estas são atitudes simples que podem ser adotadas por todos. 

3 - Como conscientizar um parente ou amigo sobre o consumo eficiente de energia elétrica?

Mostrando as vantagens, argumentando que ao adotar práticas de consumo eficiente envolvendo apenas mudanças no hábito, como as já citadas, o consumo de energia será menor e, consequentemente, o custo da conta de energia elétrica também será menor no final do mês.

4 - Qual a diferença dos produtos com Selo Procel dos outros que não têm?

Os produtos com selo Procel foram testados e tiveram a sua eficiência energética comprovada e classificada através de letras, onde a letra “A” indica o produto mais eficiente e a letra “E” indica o produto menos eficiente, orientando assim a melhor escolha do consumidor no momento da compra. Um produto com o Selo consome menos energia que outro equivalente sem o Selo. Assim, por meio do Selo Procel é possível identificar aqueles que consomem menos energia.