2º Webinar o Futuro do Setor Elétrico - O Caso Amapá, desafios e oportunidades

A proposta desse seminário é fazer uma discussão e reflexão das falhas ocorrida no caso Amapá, para com isso tirar lições que motivem ações de curto, médio e longo prazos que assegurem um desempenho robusto, confiável e resiliente do sistema elétrico brasileiro.

 
 
 

   (21) 3973-8485

   Evento Online

   17/05 às 10h

A Fundação COGE com o seu Conselho Consultivo Estratégico apresentam o WEBINAR GRATUITO “Lições aprendidas no caso Amapá – Oportunidades e Desafios”, a ser realizado em 17 de maio de 2021, às 10:00h, na modalidade virtual, em função das restrições impostas à realização de eventos presenciais.
 

INTRODUÇÃO

O Sistema Elétrico Brasileiro foi constituído no Brasil com a participação efetiva do Estado, em suas esferas federal e estaduais. Um sistema considerado único no mundo pela sua eficiência e dimensão, de base inicialmente hidráulica, com usinas localizadas distantes dos centros de consumo, interconectadas por uma extensa rede de transmissão e com grandes reservatórios de água sujeitos a regimes pluviométricos distintos, e que, na sua maioria, funcionavam de forma complementar. Questões como a elevada complementaridade entre os segmentos da cadeia produtiva, as incertezas hidrológicas, a capacidade de armazenamento e as restrições de transmissão impuseram a necessidade de construção de um sistema de coordenação centralizado para planejar a operação e a expansão do setor, o que imprimiu ao modelo características singulares. Questões como confiabilidade e segurança eram premissas fundamentais para se planejar o funcionamento e a expansão do sistema.

As reformas implementadas nos anos 1990 mudaram a forma de governança do setor elétrico brasileiro, ao delegar a diversas instituições, públicas e privadas, o comando e o controle das principais decisões sobre o setor. Hoje, a governança do Setor Elétrico Brasileiro é uma governança complexa e integrada por várias intuições como MME, CMSE, Aneel, EPE, ONS, CCEE, e as premissas básicas que orientaram a expansão do sistema elétrico brasileiro precisam ser garantidas.

O bom funcionamento do Sistema Elétrico é de importância estratégica para o desenvolvimento econômico-social de um país. Imaginar um Estado com uma população de 860.000 habitantes em pleno século XXI ficar 19 dias sem energia elétrica é dramático, principalmente em meio a uma pandemia.

A proposta desse seminário é fazer uma discussão e reflexão das falhas ocorrida no caso Amapá, para com isso tirar lições que motivem ações de curto, médio e longo prazos que assegurem um desempenho robusto, confiável e resiliente do sistema elétrico brasileiro.
 

PARTICIPANTES

 


 

 

ORGANIZAÇÃO

 

Clique aqui para realizar a inscrição!

As inscrições para o evento são gratuitas. Não perca!


Orientação Importante:

Para realizar a inscrição, você deverá preencher o formulário oficial disponível no link acima e criar uma senha*.
Uma confirmação chegará ao e-mail cadastrado com instruções para o acesso à Área do Participante.
Posteriormente, o link de acesso ficará disponível na Área do Participante.

Não se preocupe! Caso esqueça a senha cadastrada, será fácil redefini-la por este link:
https://eventos.congresse.me/senhas/requisitar-senha

Para dúvidas ou maiores informações, entre em contato com alguém da equipe!

funcoge@funcoge.org.br
bianca@funcoge.org.br
michelle@funcoge.org.br