Objetivo



Oferecer aos participantes a oportunidade de aperfeiçoamento técnico sobre as principais causas e consequências das perdas técnicas e comerciais, tendo em vista o programa de combate às fraudes atualmente praticadas nas empresas do setor de energia elétrica.


Conteúdo



Conceitos sobre distribuição de energia: principais elementos que compõem a rede de distribuição, curvas de carga, fator de carga e potência, aparecimento das perdas técnicas e comerciais; Perdas técnicas; Principais equipamentos utilizados para mitigação das perdas técnicas e a influência da tensão e potência reativa; Formas de medição das perdas; Principais técnicas e soluções para minimizar as perdas comerciais; Formas de perdas: faturamento, fraudes, erros de cadastro, medição e aplicação inadequada da Legislação; Sistema de medição: controle de medidores, reforma, análise de protótipos, cargas de prova e avaliação em campo; Detecção de fraudes em clientes da média tensão; Análise de risco na contratação de terceiros; Procedimentos técnicos e comerciais: sistema de lacre, controle de selos, normalização e padronização de equipamentos; Relacionamento técnico com a área jurídica: aspectos de fraude e negociação de débitos de consumo irregular; Gestão do processo de recuperação de perdas.


NÃO HÁ TURMAS OFICIALMENTE ABERTAS


24 h

Técnicos e especialistas das empresas de energia elétrica que atuam nas áreas de comercialização e medição de energia.

Carlos César Barioni de Oliveira , Graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo-USP. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo-USP e Diretor Geral da Daimon Engenharia e Sistemas Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento de redes de distribuição, busca heurística, conjuntos difusos.

Luiz Fernando Arruda, Graduado em Engenharia Elétrica, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, com larga experiência em planejamento de ações para recuperação e controle de Perdas não técnicas.