Contabilidade Operacional das Empresas do Setor Elétrico

Objetivo



Proporcionar aos participantes os conhecimentos necessários para formação e atualização dos aspectos contábeis das empresas de Setor Elétrico segundo regulamentação em vigor.


Conteúdo



Visão Geral do Setor Elétrico Brasileiro; Contabilidade Societária - Leis 11.638/07 e 11.941/09; Práticas Contábeis Internacionais que Impactaram o Setor Elétrico - IFRIC 12, ICPC01, OCP 05 e outros; Contabilidade Regulatória - Manual de Contabilidade do Setor Elétrico - Res. ANEEL 605/14; Instruções Contábeis e Técnicas de Contabilização; Segregação por Atividades - Geração, Transmissão, Distribuição e Administração; Conceitos de Resultado do Serviço; Conceitos sobre Revisão Tarifária Periódica e Base de Remuneração Regulatória; Cadastro, controle e unitização de obras em curso para a BRR - Res. ANEEL 367/09; Manual de Controle Patrimonial - Res. ANEEL 605/14; Relatórios e Demonstrações Contábeis Regulatórias (BMP, RIT, RCP; PAC; DCRs).


NÃO HÁ TURMAS OFICIALMENTE ABERTAS


24 h

Contadores, Administradores, Economistas, Técnicos em Contabilidade e outros profissionais que atuam na área de Gestão de Contabilidade ou afins.

Elísio Serafim, Graduado em Economia, Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Mestre em Sistema de Gestão pela UFF. Atua como consultor de empresas nas áreas de Gestão por Processos, Gestão de Controladoria, Contabilidade Societária e Regulatória do Setor Elétrico e Controles Internos-Compliance, estando apto a ministrar disciplinas nessas áreas, inclusive Finanças e Governança Corporativa.