Objetivo



Estudar a relação entre potência reativa e tensão no sistema. Analisar os métodos de controle de tensão e avaliar seus efeitos combinados.


Conteúdo



Representação de grandezas alternadas; Potência reativa: conceitos e convenções; Tensão imposta e recebida, em função da potência reativa; Elementos de potência reativa; Padrões e controle de tensão; Controle de tensão através do ajuste da excitação; Controle de tensão por transformadores; Controle de tensão por capacitores e reatores; Controle de tensão por compensadores síncrono e estático; Estudos de controle de tensão; Sobretensões; Controle de Tensão durante a recomposição do sistema; Procedimentos de rede.


NÃO HÁ TURMAS OFICIALMENTE ABERTAS


24 h

Profissionais das áreas de operação, proteção e controle, operadores de sistemas elétricos e operadores de usinas e subestações.

Dener Pioli, Graduado em Engenharia Elétrica, Pós-Graduado em Sistemas Elétricos de Potência e Mestrado em Engenharia Elétrica, com larga experiência em Proteção de Sistema Elétrico de Potência, comissionamento e manutenção de proteção e controle de Subestações e Linhas de Transmissão, execução de treinamento para profissionais das áreas de Operação e Controle.