DISPOSITIVO GERA ELETRICIDADE A PARTIR DA NEVE


Nanogerador pode ser acoplado aos painéis e impedir que o inverno afete a geração de energia

A dificuldade em obter energia em lugares frios, inóspitos e isolados é visível. Mas um novo dispositivo pode facilitar esse processo. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles desenvolveram um dispositivo capaz de gerar eletricidade a partir da queda de neve. 

Os cientistas o chamam de Nanogerador Triboelétrico baseado na neve (TENG), que funciona utilizando eletricidade estática. Essa é a energia gerada pela troca de elétrons entre dois materiais diferentes. Enquanto um fornece os elétrons, o outro captura. Para isso, um dos materiais deve estar carregado positivamente e o outro negativamente. Dessa forma, eles interagem entre si e realizam a troca.

A neve é carregada positivamente e fornece elétrons. O silicone é um material carregado negativamente e captura elétrons. Quando os dois entram em contato, eles geram a energia que é capturada pelo TENG. O dispositivo foi criado com a ajuda de uma impressora 3D e possui uma camada de silicone para gerar eletricidade estática. Em países que possuem um inverno rigoroso é comum que os painéis solares sejam cobertos por uma camada de neve, destruindo sua produtividade. Nesses casos, o TENG pode ser acoplado aos painéis e impedir que o inverno afete a geração de energia.

Por ser simples e leve, ele ainda pode ser colado às botas de neve, além de servir para o monitoramento de esportes de inverno, ou de uma caminhada, avaliando o desempenho do usuário. O TENG também recebe sinais de estações do tempo que informam sobre a quantidade e velocidade da neve do local. Os pesquisadores acreditam que ele poderá ser produzido em larga escala por um valor baixo, já que seus materiais são acessíveis.