Picture

Governo vai retomar projetos de 4 hidrelétricas

Tabajara, em Rondônia, será umas das hidrelétricas a ter seu projeto retomado

Picture

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos decidiu qualificar quatro projetos de hidrelétricas para estudar a viabilidade e possível inclusão nos leilões de energia nova. Os aproveitamentos hidrelétricos são Tabajara (RO-400 MW), Bem Querer (RR-650 MW), Castanheira (MT-140 MW) e Telêmaco Borba (PR-118 MW).

Segundo a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Dadald Pereira, a qualificação significa que o PPI vai olhar com lupa esses projetos para ver se precisam de alguma adequação. O ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, disse que será revisado o licenciamento ambiental desses projetos.

Além das usinas, o conselho do PPI anunciou a inclusão de nove empresas para privatização. Com as novas ações incluídas no programa, a expectativa de arrecadação do governo passou de R$ 1,3 trilhão para R$ 2 trilhões, segundo Lorenzoni. A Eletrobras já estava incluída no programa desde 2018, entraram empresas, como Correios e Telebras. O ministro negou intenção de privatizar a Petrobras no momento, mas disse que a empresa será avaliada como um todo pelo programa.

A Eletrobras depende de aprovação do Congresso Nacional para a realização da capitalização planejada, que vai diminuir a participação da União.