Picture

Brasil garante financiamento de 150 milhões de euros para acelerar adoção de energia renovável

 Crédito irá expandir o portfólio de energia limpa da EDPR para 1,8TWh por ano até 2023

Picture

O Banco Europeu de Investimento concordou em fornecer ao Brasil um crédito de 150 milhões de euros para aumentar o portfólio de energia renovável do país. O crédito será emitido através da EDP Renovaveis para apoiar o desenvolvimento de usinas eólicas e solares e irá expandir o portfólio de energia limpa da EDPR para 1,8TWh por ano até 2023.

Espera-se que o financiamento ajude o Brasil a reduzir suas emissões de carbono provenientes da geração de energia, acelerar a transição energética e fornecer aos consumidores energia acessível.

Os projetos de energia solar e eólica ajudarão o Brasil a reduzir seus custos de importação de combustíveis, melhorar a segurança energética e contribuir para a criação de 1.900 empregos durante a fase de implementação.

O crédito está alinhado com o Mecanismo de Ação Climática e Ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dos EUA, que pressionam o BEI a investir fora da Europa para garantir acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna, enquanto luta contra as mudanças climáticas.

Em 2018, o Banco Europeu de Investimento superou sua meta de financiamento climático pelo nono ano consecutivo, dedicando 16,2 bilhões de euros à promoção de ações climáticas, o que representa 29% de seus negócios totais.

Na América Latina, o BEI se tornou um grande promotor de energia renovável, tendo assinado projetos no valor de mais de 840 milhões de euros na região entre 2013 e 2018.