CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL CRESCE 2,5%


Consumo de energia elétrica no país atingiu 62,617 MW médios em setembro

O consumo de energia elétrica no país atingiu 62,617 MWmédios em setembro, o que corresponde a um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. A informação é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com base em dados preliminares de medição dos valores médios coletados entre os dias 1º e 30 do mês passado. No mesmo período, a geração de energia teve uma expansão de 2,3%, com 64.736 MW médios ante 63.310 MWmédios em 2018.

No Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também conhecido como mercado cativo, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, o crescimento no consumo foi de 2,2% em relação a setembro de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Excluindo o impacto das migrações, o mercado regulado registraria aumento de 4,2%.

Já no ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, houve um aumento de 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Desconsiderando o impacto da migração de novas cargas, o mercado livre registraria uma retração de 1,5%.